Apostila do 3ºAno - 4ºBimestre
Aula 1 - Biotecnologia e a ética
Biotecnologia
é o conjunto de conhecimentos abrange diferentes áreas: Biologia Molecular,
Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia, Técnicas
imunológicas, químicas e bioquímicas, Robótica
Controle de processos e Engenharia.
Ela
faz utilização de agentes biológicos, como: organismos, células, organelas,
moléculas. Com a finalidade de se obter bens e serviços. Exemplos:
Agricultura: Adubo
composto, pesticidas, mudas de plantas ou de árvores, plantas com propriedades
novas e maior resistência.
Alimentação: Pães,
queijos, picles, cerveja, vinho, proteína mais elaboradas.
Indústria Química: Butanol,
acetona, glicerol, ácidos orgânicos, enzimas etc.
Eletrônica: Biosensores
Energia: Etanol, biogás
Meio Ambiente: Recuperação de petróleo, tratamento do lixo,
purificação da água, tratamento de fossas.
Pecuária: Embriões
Saúde:
Antibióticos, hormônios e outros medicamentos, vacinas, reagentes e
testes de diagnósticos.
Os
avanços da biotecnologia levantaram questões como: reprodução artificial, uso
de células-tronco, produção de alimentos geneticamente modificados e clonagem.
A polêmica, entretanto, está na forma como o conhecimento está sendo usado.
Ética, prudência e responsabilidade são os limites para as questões. Há dilemas como:
- Fertilização in vitro por casais para tentar
garantir a ele uma vida saudável ou a cor dos olhos do filho, criando seres
“perfeitos”;
- Uso de células-tronco para produção de órgãos X a
vida do embrião;
- Alimentos transgênicos, através de mutações
genéticas seriam obtidos qualidade superior do produto, melhor cor, tamanho
maior, produção mais rápida e em massa poderia acabar com a fome no mundo, mas
o que eles podem causar em longo prazo no nosso organismo.
Aula 2 - Benefícios e
Limitação da Biotecnologia
O
uso da biotecnologia trouxe muitos benefícios, como a grande melhora na
qualidade de vida do ser humano. Ela permitiu que fosse feito diagnostico e
cura de doenças que na antiguidade eram consideradas fatais, produção de
medicamentos e redução do custo do medicamento, transplantes entre outros.
O melhoramento genético utilizado através da
biotecnologia e muito promissora e rápida, pois essa técnica vai permitir a
elevação mundial de alimentos, pois vai reduzir as perdas na colheita
decorrente de pragas e doenças.
Contudo,
criar criaturas híbridas, de diferentes espécies, cujo na natureza nunca
aconteceria, parece ser o limite da revolução biotecnológica. Além de ratos
humanizados, já criaram porcos com sangue humano nas veias e ovelhas com
fígados e corações humanos. Os pesquisadores dizem que quanto mais experiências
consigam fazer, maior será o progresso para as doenças dos humanos, para provar
novas drogas, tecidos e órgãos para transplante. Todos esse fatos são altamente
questionáveis pela comunidade científica, assim sendo é preciso se ter um senso
ético a medida que a biotecnologia avança.
Aula 3 - Intervenção Ambiental na
busca da qualidade de vida
A Intervenção Ambiental pode ser necessária à
construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos ou
atividades utilizadores de recursos ambientais considerados efetiva ou
potencialmente poluidores, bem como dos que possam causar degradação ambiental
de significativo impacto ambiental;
Ela pode ocorrer, entre outros, por meio de:
- supressão
de cobertura vegetal nativa com destoca ou sem destoca para uso alternativo do
solo;
- intervenção em áreas de preservação permanente
com ou sem supressão de vegetação nativa;
- a destoca em área de vegetação nativa;
- limpeza de área, com aproveitamento econômico do
material lenhoso;
- o corte/aproveitamento de árvores isoladas, vivas
ou mortas, em meio rural;
- a coleta de plantas e produtos e da flora nativa;
- Manejo Sustentável da vegetação nativa;
- o corte e a poda de árvores em meio urbano;
- a regularização de ocupação humana consolidada em
área de preservação permanente
Considerando
a necessidade de atualizar, padronizar, racionalizar e simplificar os
procedimentos que alteram o meio ambiente com vistas à melhoria da qualidade
vida foi criado a Legislação Ambiental para que isso não ocorra de maneira
devastadora.
Aula 4 - Legislação Ambiental: O Poder
público e o Cidadão
A
Constituição Federal diz que o poder público e a sociedade são responsáveis pela
defesa do meio ambiente.
1) Deveres do poder público:
- Defender e preservar o meio ambiente, de modo a
mantê-l ecologicamente
equilibrado;
- Dar acesso à informação sob sua guarda;
- Definir espaços territoriais e seus componentes a
serem especialmente
protegidos; disciplinar e fiscalizar seu uso;
- Exigir estudo prévio de impacto ambiental de
atividade potencialmente causadora de impacto ao meio ambiente e dar-lhe
publicidade;
- Controlar a produção, a comercialização e o
emprego de técnicas, métodos e
substâncias que comportem risco para a vida, a
qualidade e o meio ambiente;
- Promover a educação ambiental em todos os níveis
de ensino;
- Identificar as terras devolutas necessárias à
proteção dos ecossistemas
naturais, pois são indisponíveis;
- Localizar usinas com reator nuclear através de
lei federal;
- Respeitar o caráter inalienável das terras dos
índios, preservar seus recursos
ambientais, demarcar e impor respeito aos seus
bens;
- Os serviços de saúde são considerados de
relevância pública e o Sistema Único de Saúde deve colaborar na defesa do meio
ambiente;
- O Estado deve criar normas para atividade
econômica de acordo com a defesa do meio ambiente;
- Defender os conjuntos urbanos, sítios de valor
histórico, paisagístico, artístico e científico, e criar instituições em defesa
do patrimônio cultural; Disciplinar o licenciamento ambiental.
2) Deveres do Cidadão:
- Defender o meio ambiente junto com o Estado;
- Respeitar as regras existente;
- Recuperar o meio ambiente degradado para os que
explorarem recursos minerais;
*Os que tiverem condutas consideradas lesivas ao
meio ambiente sofrerão puniçõese serão obrigados a reparar os danos causados,
independentemente das sanções penais e administrativas;
- Observar a defesa do meio ambiente para todos os
que exploram atividades econômicas;
- garantir saúde é estendido às pessoas, à família,
às empresas e a sociedade.
3) Direitos do Cidadão:
- Meio ambiente ecologicamente equilibrado;
- Estar informado sobre a situação do meio ambiente
e sobre a ação do Estado em sua defesa;
- Direito de ter reparados os danos ao meio
ambiente, penalizado o responsável e ressarcidos os prejuízos;
- Direito de se educar sobre as questões
ambientais; de ter áreas espacialmente protegidas; de ter o ambiente adequado à
sua saúde.
Aula 5 - Medidas de Conversão e
Recuperação Ambiental
Converter
um ambiente significa transformá-lo em outro, alterando suas características atuais
devido a algum evento ou para alguma finalidade. Exemplos:
- Áreas de mata atlântica convertidas para uso
agropecuário, devastando a grande biodiversidade da região;
- Mineração e garimpo, extração madeireira,
construção de estradas ou usinas hidrelétricas, desertificando, contaminando e
inundando diversas reservas naturais;
- Desmatamento florestas para plantar sementes que
servem de matéria-prima aos biocombustíveis pode implicar em maiores danos em
termos de mudanças climáticas;
De
acordo com a forma de degradação do
meio, temos um processo de recuperação do mesmo, exemplos:
a)Mineração na qual ocorreu escoamento das
águas superficiais, erosão, escorregamentos,
deposição de sedimentos e partículas deve-se fazer:
- Revegetação;
- Captação e condução das águas superficias;
- Estabilização de taludes e blocos.
b)Depósito de Resíduos Industriais e Urbanos que causaram interações físico-químicas
no solo (poluição do solo) deve-se fazer:
- Escoamento das águas superficiais;
- Movimentação das águas de subsuperfície.
- Prospeção do depósito;
- Remoção total ou parcial, transporte e disposição
dos resíduos;
- Tratamento "in situ" do solo;
- Descontaminação ou remediação do solo.
c)Ocupação Habitacional de Encostas quando em
situações de risco devido ao escoamento das águas em superfície e a captação e condução
das águas superficiais deve-se fazer:
- Estabilização da encosta (com ou sem estruturas
de contenção);
- Revegetação.
d)Ocupação Agrícola Irrigada quando feito o
adensamento e compactação do solo e acidificação do solo por lixiviação deve-se
fazer:
- Controle da irrigação;
- Aragem profunda do solo;
- Correção da acidez do solo.
e)Cursos e Corpos d´água Assoreados devido a deposição de sedimentos e partículas
causando enchentes e inundações, deve-se fazer:
- Controle da erosão a montante;
- Dragagem dos sedimentos;
- Obras hidráulicas.
Aula 6 - O uso sustentável da
biodiversidade
Sustentabilidade é um termo usado
para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais
dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ela está
diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o
meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles
se mantenham no futuro.
Desde que apareceu a vida na Terra
que a evolução faz com que surjam novas espécies diferentes à medida que se vão
adaptando a novas zonas e a mudanças no clima. As espécies que não se adaptam,
extinguem-se. Graças a ela que podemos obter uma grande variedade de alimentos,
medicamentos e de muitas substâncias essenciais à nossa sobrevivência.
Mas o desmatamento, a poluição
atmosférica, o crime ambiental, junto comos efeitos deletérios das mudanças
climáticas, representam os principais contribuintes para a perda da
biodiversidade.
Exemplos de ações Sustentáveis:
-
Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo
o replantio sempre que necessário;
-
Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica;
-
Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois
estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
-
Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma
controlada, racionalizada e com planejamento.
-
Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica)
para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar
as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
-
Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de
resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo
no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
-
Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício
de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
-
Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o
desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos,
assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
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