quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Apostila do 3ºAno - 4ºBimestre

Aula 1 - Biotecnologia e a ética

            Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos abrange diferentes áreas: Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia, Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas, Robótica  Controle de processos e Engenharia.
            Ela faz utilização de agentes biológicos, como: organismos, células, organelas, moléculas. Com a finalidade de se obter bens e serviços. Exemplos:
Agricultura:   Adubo composto, pesticidas, mudas de plantas ou de árvores, plantas com propriedades novas e maior resistência.
Alimentação:            Pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína mais elaboradas.
Indústria Química:   Butanol, acetona, glicerol, ácidos orgânicos, enzimas etc.
Eletrônica: Biosensores
Energia: Etanol, biogás
Meio Ambiente: Recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água, tratamento de fossas.
Pecuária: Embriões
Saúde:  Antibióticos, hormônios e outros medicamentos, vacinas, reagentes e testes de diagnósticos.
            Os avanços da biotecnologia levantaram questões como: reprodução artificial, uso de células-tronco, produção de alimentos geneticamente modificados e clonagem. A polêmica, entretanto, está na forma como o conhecimento está sendo usado. Ética, prudência e responsabilidade são os limites para as questões.  Há dilemas como:
- Fertilização in vitro por casais para tentar garantir a ele uma vida saudável ou a cor dos olhos do filho, criando seres “perfeitos”;
- Uso de células-tronco para produção de órgãos X a vida do embrião;
- Alimentos transgênicos, através de mutações genéticas seriam obtidos qualidade superior do produto, melhor cor, tamanho maior, produção mais rápida e em massa poderia acabar com a fome no mundo, mas o que eles podem causar em longo prazo no nosso organismo.

Aula 2 -  Benefícios e Limitação da Biotecnologia

            O uso da biotecnologia trouxe muitos benefícios, como a grande melhora na qualidade de vida do ser humano. Ela permitiu que fosse feito diagnostico e cura de doenças que na antiguidade eram consideradas fatais, produção de medicamentos e redução do custo do medicamento, transplantes entre outros.
O melhoramento genético utilizado através da biotecnologia e muito promissora e rápida, pois essa técnica vai permitir a elevação mundial de alimentos, pois vai reduzir as perdas na colheita decorrente de pragas e doenças.
            Contudo, criar criaturas híbridas, de diferentes espécies, cujo na natureza nunca aconteceria, parece ser o limite da revolução biotecnológica. Além de ratos humanizados, já criaram porcos com sangue humano nas veias e ovelhas com fígados e corações humanos. Os pesquisadores dizem que quanto mais experiências consigam fazer, maior será o progresso para as doenças dos humanos, para provar novas drogas, tecidos e órgãos para transplante. Todos esse fatos são altamente questionáveis pela comunidade científica, assim sendo é preciso se ter um senso ético a medida que a biotecnologia avança.

Aula 3 - Intervenção Ambiental na busca da qualidade de vida

             A Intervenção Ambiental pode ser necessária à construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos ou atividades utilizadores de recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como dos que possam causar degradação ambiental de significativo impacto ambiental;
Ela pode ocorrer, entre outros, por meio de:
 - supressão de cobertura vegetal nativa com destoca ou sem destoca para uso alternativo do solo;
- intervenção em áreas de preservação permanente com ou sem supressão de vegetação nativa;
- a destoca em área de vegetação nativa;
- limpeza de área, com aproveitamento econômico do material lenhoso;
- o corte/aproveitamento de árvores isoladas, vivas ou mortas, em meio rural;
- a coleta de plantas e produtos e da flora nativa;
- Manejo Sustentável da vegetação nativa;
- o corte e a poda de árvores em meio urbano;
- a regularização de ocupação humana consolidada em área de preservação permanente
            Considerando a necessidade de atualizar, padronizar, racionalizar e simplificar os procedimentos que alteram o meio ambiente com vistas à melhoria da qualidade vida foi criado a Legislação Ambiental para que isso não ocorra de maneira devastadora.

Aula 4 - Legislação Ambiental: O Poder público e o Cidadão

            A Constituição Federal diz que o poder público e a sociedade são responsáveis pela defesa do meio ambiente.
1) Deveres do poder público:
- Defender e preservar o meio ambiente, de modo a mantê-l ecologicamente
equilibrado;
- Dar acesso à informação sob sua guarda;
- Definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente
protegidos; disciplinar e fiscalizar seu uso;
- Exigir estudo prévio de impacto ambiental de atividade potencialmente causadora de impacto ao meio ambiente e dar-lhe publicidade;
- Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e
substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade e o meio ambiente;
- Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino;
- Identificar as terras devolutas necessárias à proteção dos ecossistemas
naturais, pois são indisponíveis;
- Localizar usinas com reator nuclear através de lei federal;
- Respeitar o caráter inalienável das terras dos índios, preservar seus recursos
ambientais, demarcar e impor respeito aos seus bens;
- Os serviços de saúde são considerados de relevância pública e o Sistema Único de Saúde deve colaborar na defesa do meio ambiente;
- O Estado deve criar normas para atividade econômica de acordo com a defesa do meio ambiente;
- Defender os conjuntos urbanos, sítios de valor histórico, paisagístico, artístico e científico, e criar instituições em defesa do patrimônio cultural; Disciplinar o licenciamento ambiental.

2) Deveres do Cidadão:
- Defender o meio ambiente junto com o Estado;
- Respeitar as regras existente;
- Recuperar o meio ambiente degradado para os que explorarem recursos minerais;
*Os que tiverem condutas consideradas lesivas ao meio ambiente sofrerão puniçõese serão obrigados a reparar os danos causados, independentemente das sanções penais e administrativas;
- Observar a defesa do meio ambiente para todos os que exploram atividades econômicas;
- garantir saúde é estendido às pessoas, à família, às empresas e a sociedade.

3) Direitos do Cidadão:
- Meio ambiente ecologicamente equilibrado;
- Estar informado sobre a situação do meio ambiente e sobre a ação do Estado em sua defesa;
- Direito de ter reparados os danos ao meio ambiente, penalizado o responsável e ressarcidos os prejuízos;
- Direito de se educar sobre as questões ambientais; de ter áreas espacialmente protegidas; de ter o ambiente adequado à sua saúde.
           
Aula 5 - Medidas de Conversão e Recuperação Ambiental

            Converter um ambiente significa transformá-lo em outro, alterando suas características atuais devido a algum evento ou para alguma finalidade. Exemplos:
- Áreas de mata atlântica convertidas para uso agropecuário, devastando a grande biodiversidade da região;
- Mineração e garimpo, extração madeireira, construção de estradas ou usinas hidrelétricas, desertificando, contaminando e inundando diversas reservas naturais;
- Desmatamento florestas para plantar sementes que servem de matéria-prima aos biocombustíveis pode implicar em maiores danos em termos de mudanças climáticas;
            De acordo  com a forma de degradação do meio, temos um processo de recuperação do mesmo, exemplos:
a)Mineração na qual ocorreu escoamento das águas superficiais, erosão,  escorregamentos, deposição de sedimentos e partículas deve-se fazer:
- Revegetação;
- Captação e condução das águas superficias;
- Estabilização de taludes e blocos.
b)Depósito de Resíduos Industriais e Urbanos           que causaram interações físico-químicas no solo (poluição do solo) deve-se fazer:
- Escoamento das águas superficiais;
- Movimentação das águas de subsuperfície.
- Prospeção do depósito;
- Remoção total ou parcial, transporte e disposição dos resíduos;
- Tratamento "in situ" do solo;
- Descontaminação ou remediação do solo.
c)Ocupação Habitacional de Encostas quando em situações de risco devido ao escoamento das águas em superfície e a captação e condução das águas superficiais deve-se fazer:
- Estabilização da encosta (com ou sem estruturas de contenção);
- Revegetação.
d)Ocupação Agrícola Irrigada quando feito o adensamento e compactação do solo e acidificação do solo por lixiviação deve-se fazer:
- Controle da irrigação;
- Aragem profunda do solo;
- Correção da acidez do solo.
e)Cursos e Corpos d´água Assoreados devido a deposição de sedimentos e partículas causando enchentes e inundações, deve-se fazer:
- Controle da erosão a montante;
- Dragagem dos sedimentos;
- Obras hidráulicas.

Aula 6 - O uso sustentável da biodiversidade

            Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
            Desde que apareceu a vida na Terra que a evolução faz com que surjam novas espécies diferentes à medida que se vão adaptando a novas zonas e a mudanças no clima. As espécies que não se adaptam, extinguem-se. Graças a ela que podemos obter uma grande variedade de alimentos, medicamentos e de muitas substâncias essenciais à nossa sobrevivência.
            Mas o desmatamento, a poluição atmosférica, o crime ambiental, junto comos efeitos deletérios das mudanças climáticas, representam os principais contribuintes para a perda da biodiversidade.
            Exemplos de ações Sustentáveis:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário;
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica;
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

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