sábado, 21 de fevereiro de 2015

EJA - Módulo 3 de Ciências - 1ºBimestre

AULA1: Energia e suas transformações

A Luz solar é a radiação fornecida pelo Sol. Da energia solar que alcança a terra, menos de 1% é capturada pelas células das plantas e outros organismos fotossintetizantes e convertida por elas em energia que movimenta quase todos os processos da vida. Os sistemas convertem a energia de uma forma em outra, alterando a energia radiante do sol em energia química, elétrica e mecânica, utilizadas pelos organismos vivos.
Princípio da conservação de energia: a energia total do universo é constante, para qualquer sistema fechado. Dessa forma, a energia pode somente mudar de forma: energia cinética transforma-se em energia potencial, energia potencial transforma-se em energia cinética, energia interna transforma-se em calor ou trabalho. Assim, a energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada.
Por exemplo, uma onda que perde amplitude próxima à superfície devido ao atrito com a massa de terra, está perdendo assim energia, de acordo com o atrito sofrido.
Fluxo de energia: é a uma análise quantitativa de energia que flui em determinada cadeia alimentar. Cada organismo consome boa parte de sua energia disponível em suas próprias atividades metabólicas, reduzindo a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos superiores. Outra parte da energia de um sistema é simplesmente dissipada na forma de calor.
Precisamos de energia para manter a temperatura do corpo elevada, crescer, pensar, movimentar-se ou se relacionar com o ambiente. A fonte dessa energia são os alimentos que você ingere a cada dia:
- carboidratos - 1g = 4 Kcal doces e farinhas principal é energética, mas também estrutural, sua forma mais simples é a glicose (C6H12O6)
- lipídeos - 1g = 9 Kcal gorduras e óleos Principal função é reserva de energia, isolante térmico, estrutural e hormonal, glicerol é sua forma mais simples.
- proteínas - 1g = 4 Kcal carne, soja, leite Têm função catalítica, Hormonal. construtora e também energética, sua forma mais simples são os aminoácidos.
No frio o gasto energético é maior que no calor, porque o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal dentro dos padrões de normalidade. Ou quando nos exercitamos muito, também precisamos de mais energia.

AULA2: Relações e regulação entre os Sistemas do nosso Corpo

Todas as células vivas são protegidas por suas membranas celulares, as quais são formadas por uma bicamada fosfolipídica, proteínas, glicolípidos e colesterol. Ela possui permeabilidade seletiva, que é um processo fundamental para a manutenção de condições intracelulares adequadas para o funcionamento e, consequentemente, para a vida da célula. Atuando de maneira seletiva, determina quais são as substâncias que devem entrar e sair da célula.
Tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes, que realizam determinada função num organismo multicelular. O órgão é conjunto de tecidos que interagem para a execução de certas funções. Um Sistema é um conjunto de órgãos que interagem para a execução de certas funções. Vários Sistemas interagindo formam um Organismo.
A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nas células, tecidos, órgão e sistemas de um ser vivo.

Homeostasia ou homeostase é a capacidade dos seres vivos, de regular o seu ambiente interno, ou seja, seu corpo, de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio, controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. Temos a capacidade de se adaptar ao seu ambiente externo e interno e suas variações até um limite. Ex: muito frio ou muito calor.
Os hormônios exercem uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em diversos órgãos ou regiões do corpo. Eles são substâncias químicas específicas fabricadas pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados que secretam em quantidades na corrente sanguínea. Podem ser produzidas por um órgão ou em determinadas células do mesmo.
Os sistemas homeostáticos exibem certas propriedades:

- São extremamente estáveis;
- Toda a sua organização, interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilíbrio:
1- A regulação da quantidade de água e minerais no corpo. Tem lugar principalmente nos rins.
2- A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretórios como os rins e os pulmões.
3- A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea.
4- A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas. Estado de equilíbrio no corpo.

AULA3: Sistema Digestório

Formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas (salivares, pâncreas e fígado) e tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo.
A digestão é o conjunto de reações químicas, que transformam substâncias complexa em outras mais simples, para que possamos absorvê-las. Ela retira os nutrientes e as calorias dos alimentos ingeridos.
O primeiro passo deste complexo ocorre na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva. Nesta região se inicia a digestão do alimento, processo que se continua no estômago e termina no intestino delgado, onde o alimento é transformado em seus componentes básicos, que são assim absorvidos. No intestino grosso há absolvição de água, e conseqüentemente as fezes tornam sólidas.
A microbiota intestinal, chamada de Flora Intestinal é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças. Ela é fundamental para manter a saúde do organismo e prevenir problemas que possam causar patologias futuras. Existe uma diversidade enorme de bactérias espalhadas no sistema digestivo, utilizando o corpo humano como hospedeiro e nos ajudando a prevenir doenças como colesterol elevado.

O tubo digestivo é formado por:
1- Boca : É a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo é onde localizam-se os dentes, a língua e desembocam as glândulas salivais. Nela ocorrem transformações mecânicas (pela ação dos dentes e da língua, durante a mastigação) e químicas (pela atividade enzimática da saliva). Local aonde ocorre a digestão de alguns açúcares.
2 - Faringe: Tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe. Logo, a faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório.
3 - Esôfago : Tubo que empurra o bolo alimentar para o estômago.
4- Estômago: É forrado por uma camada denominada mucosa gástrica, responsável pela produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas, produtoras do suco gástrico , contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas (suco gástrico). É o local aonde ocorre a digestão das proteínas.
5- Intestino delgado: Nele atua o suco pancreático (do pâncreas) e a bile (do fígado), terminando o processo de digestão de açúcares e lipídeos (gorduras) as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo e vão para o sistema circulatório.
6- Intestino Grosso: O que sobrou do bolo alimentar chega nesse órgão, o qual vai reabsorver água. O material não digestivo, como as fibras, formaram as fezes, que serão eliminadas do organismo pelos anus.

AULA 4: Sistema Excretor

É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, eles produzem e excretam a urina, que é o principal líquido de excreção do organismo.
1) Rins – são dois e têm a forma de um grão de feijão. Cada rim é formado de milhões de unidades filtradoras e removedoras de excretas do sangue, os néfrons (tubos).
2) Ureteres – dois canais que levam a urina dos rins para a bexiga.
3) Bexiga – Armazena temporariamente a urina.
4) Uretra - Conduzir a urina que vem da bexiga para ser expelida pelo corpo
A diferença entre:
- Excreção: é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões (gás carbônico), rins (urina).
* fezes não constituem excreção, pois são originadas de produtos não digeridos e que não foram absorvidos pelas células.
- Secreção: é o meio através do qual as glândulas descarregam substâncias, que produziram no meio externo. Se esse meio externo for a corrente sanguínea o nome dessa secreção será hormônio e a glândula secretora será do tipo endócrinas. Se o meio externo for dentro de algum órgão (ex: suco gástrico no estômago) ou fora do corpo (suor) a glândula será do tipo exócrina.

AULA 5: Sistema Respiratório

Sua principal função é garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. Através da ação de dois músculos, o diafragma e os intercostais conseguimos fazer o movimento de respiração.
Além disso, esse sistema é formado pelos órgãos:
1) Fossas nasais: são duas cavidades, que começam nas narinas e terminam na faringe. No teto delas existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.
2)Faringe: é um canal comum aos sistemas digestivo e respiratório O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
3) Laringe: A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
* Neste local encontramos o “pomo-de-adão” nos homens.
4) Traquéia: é um tubo que bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Nele se aderem partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado.
5) Pulmões: Dentro dele encontramos os brônquios, que ramificam-se dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares, que tem como função trocar o oxigênio vindo do ambiente com o gás carbônico do sangue.

AULA 6: Sistema Integrador: Sistema Nervoso, Circulatório e Endócrino (Parte1)

O Sistema integrador é o responsável pelo que é feito entre a sensação e a ação, está ligado a percepção, aprendizagem, memória e planejamento.
Sistema Nervoso e os sentidos
É no sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e medula espinhal, que ocorrem nossos pensamentos, emoções, ficam arquivadas nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.
O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos em nossos órgãos e sistemas. Subdivide-se em:
- O sistema nervoso somático é o responsável pela transmissão das informações de nossos sentidos (audição, visão, paladar, olfato) ao SNC (sistema nervoso central), e, também, por conduzir os impulsos nervosos do SNC aos músculos esqueléticos. No caso das respostas motoras, esta ação será voluntária, pois, pode ser controlada conscientemente.
- O sistema nervoso autônomo envia informações de órgãos viscerais, ao SNC. Envia também impulsos nervosos do SNC ao músculo liso, músculo cardíaco e glândulas. Sua ação é involuntária.
- O sistema nervoso entérico, localizado no intestino, controla todos os impulsos nervosos que ocorrem dentro deste. Seu funcionamento também é involuntário, pois não podemos controlá-lo.
O sistema Sensorial tem a função de detectar estímulos físicos e químicos. Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo. Assim, além de boas sensações, podemos escapar de problemas sérios, como evitar a ingestão de um alimento estragado, ao sentir o cheiro e gosto ruim, evitar queimaduras na pele, ao perceber que a água do banho está quente, etc.
Para tipos de estímulos diferentes, temos terminações sensitivas, do sistema nervoso periférico, específicas. Assim, há os quimiorreceptores, para detecção de substâncias químicas; termorreceptores, que captam estímulos térmicos; mecanorreceptores, responsáveis pela captação de estímulos mecânicos; exterrorreceptores, relacionados aos estímulos ambientais (intensidade de luz, calor, pressão, etc. Tais terminações transformam os estímulos em impulsos nervosos, sendo transmitidos ao SNC, que é responsável pela interpretação dos mesmos e pelas reações corpóreas, ou seja: as sensações.
Os Cinco Sentidos: O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc).
- Visão: É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
- Audição: É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
- Paladar: Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
-Tato: É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
- Olfato: Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

AULA 7: Sistema Integrador: Sistema Nervoso, Circulatório e Endócrino (Parte2)

Sistema Circulatório
Composto pelo coração, os vasos sangüíneos e o sangue. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
O coração bombeia sangue para todo o corpo, nos mamíferos e nas aves ele é formado por 4 cavidades: 2 átrios e dois ventrículos.
As artérias são vasos mais grossas que possuem sangue rico em oxigênio, já as veias são mais finas e possuem sangue rico em gás carbônico.
O sangue que passa pelo lado direito do seu coração é rico em CO2 (gás carbônico). Ele vem do corpo, entra no coração e segue para os pulmões.
O sangue que passa pelo lado esquerdo do coração é rico em O2 (gás oxigênio). Ele em dos pulmões e passa pelo coração, retornando ao corpo.
Ao passar pelos pulmões, no alvéolos pulmonares, o sangue rico em gás carbônico, deixa esse gás lá e recebe oxigênio, o nome dessa troca é hematose.

- CIRCULAÇÃO PULMONAR (pequena circulação) :

coração ( sangue venoso ) -> pulmão (o sangue é oxigenado ) -> coração ( sangue arterial ).

- CIRCULAÇÃO CORPÓREA (grande circulação)

coração ( sangue arterial, vindo da circulação pulmonar ) ->

orgãos/corpo (o sangue passa pelos rins para ser "filtrado" e após isto leva nutrientes e oxigênio para o corpo e orgãos em sua passagem pelos intestinos assimila a água e os nutrientes absorvidos) -> coração ( retorna o sangue venoso, e daqui segue novamente para a circulação pulmonar para ser oxigenado).

AULA 8: Sistema Integrador: Sistema Nervoso, Circulatório e Endócrino (Parte3)
Sistema Endócrino
É formado pelo conjunto de glândulas endócrinas que apresentam como atividade característica a produção de secreções (hormônios). Uma vez no sangue, os hormônios agem apenas em um determinado tipo de célula, as chamadas células alvo. Essas células são dotadas de proteínas chamadas de receptores hormonais, que se combinam a um tipo específico de hormônio. Dessa forma, cada tipo de hormônio se liga apenas a células com receptores complementares aos seus, sendo que a estimulação hormonal só ocorre se houver uma combinação perfeita.
Quando ocorre esse encaixe, os receptores hormonais presentes nas células são ativados, provocando inúmeras reações químicas, sendo que o resultado de uma dessas reações pode ser visto no crescimento do corpo.
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.

Glândulas Endócrinas:
- Hipotálamo: hormônios liberadores de GH (GHRH), gonadotrofina (GnRH) e corticotrofina (CRH). Hormônios inibitórios: somatostatina e dopamina.
-Hipófise: anterior: GH, prolactina, ACTH, MSH, TSH, LH e FSH. Posterior: oxitocina e vasopressina.
-Glândula pineal: melatonina.
-Glândula tireoidiana: calcitonina, T3 e T4.
-Glândula paratireoidiana: paratormônio (PTH).
-Glândulas adrenais: córtex: cortisol, aldosterona e androgenios. Medula: adrenalina e noradrenalina.
-Pâncreas: insulina, glucagon, somatostatina, peptídeo pancreático.
-Ovário: estrógeno e progesterona.
-Testículo: testosterona.







    

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