quinta-feira, 23 de abril de 2015

EJA - Módulo 3 de Ciências - 2ºBimestre

APOSTILA DE CIÊNCIAS 301 – 2ºBIMESTRE

AULA1: Sistema Nervoso;

Nos órgãos do sistema nervoso, como o cérebro e a medula espinhal encontramos o tecido (conjunto de células) nervoso. Ele tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos. É responsável pela constituição do sistema nervoso que rapidamente integra os seres vivos no meio em que vive.

As células do sistema nervoso dividem-se em:

a)Neurônios: os quais são responsáveis pelas funções receptivas de receber e transmitir estímulos nervosos.

b)Células da Glia ou Neuróglia: as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurônios.

É no sistema nervoso central , composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo, mesencéfalo, bulbo raquidiano e tronco encéfalo) e medula espinhal, que ocorrem nossos pensamentos, emoções, ficam arquivadas nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.

O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos em nossos órgãos e sistemas. Subdivide-se em:

- O sistema nervoso somático é o responsável pela transmissão das informações de nossos sentidos (audição, visão, paladar, olfato) ao SNC (sistema nervoso central), e, também, por conduzir os impulsos nervosos do SNC aos músculos esqueléticos. No caso das respostas motoras, esta ação será voluntária, pois, pode ser controlada conscientemente.

- O sistema nervoso autônomo envia informações de órgãos viscerais, ao SNC. Envia também impulsos nervosos do SNC ao músculo liso, músculo cardíaco e glândulas. Sua ação é involuntária.

- O sistema nervoso entérico, localizado no intestino, controla todos os impulsos nervosos que ocorrem dentro deste. Seu funcionamento também é involuntário, pois não podemos controlá-lo.


AULA2: O Cérebro e suas especificidades;


A função mais importante do cérebro é a de gerador de comportamentos que promovam o bem-estar de um animal. Ele controla o comportamento, seja ativando músculos, seja causando a secreção de substâncias químicas, como os hormônios.

O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais é o conjunto das estruturas nervosas, esses neurônios comunica-se por meio de fibras (axônios), que conduzem pulsos em sinais (potencial de ação) para partes distantes do cérebro e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células específicas.

Sinapses: São as conexão entre dois neurônios vizinhos, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra, por meio das terminações do axônio. Podem ser:

a)Químicas (Neurônios) - A informação (potencial de ação) entre as células é passada através de proteínas especiais chamadas Neurotransmissores.



b)Elétricas (Fibra Muscular) - A informação entre as células é passada através de Junção Comunicante, que são canais entre uma membrana celular e outra que permite a passagem do potencial de ação (estímulo elétrico).

Plasticidade cerebral é a denominação das capacidades adaptativas do SNC – sua habilidade para modificar sua organização estrutural própria e funcionamento. É a propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais em resposta à experiência, e como adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos. Existem variáveis importantes no sentido de entender o potencial para a recuperação funcional após lesão. São elas: idade do indivíduo, local e tempo da lesão e a natureza da mesma.

*Estudos apontam que os cérebros de muitos idosos mostram pouca ou nenhuma diferença em relação aos de adultos mais jovens. Com desempenho cognitivo (conhecimento, aprendizagem, memória) intacto, indicam que a manutenção cerebral é possível.

Para muitos especialistas, o valor da prática de exercícios que estimulam o raciocínio, como as palavras cruzadas, para a manutenção da saúde cerebral. No entanto, o valor dessas atividades isoladas para a manutenção cerebral é ainda especulativo, mas a possível explicação: exercitar-se gera neurônios. Estímulos cognitivos e sociais dão contribuições importantes para a manutenção cerebral.


AULA3: Sistema sensorial;


Tem a função de detectar estímulos físicos e químicos. Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo. Assim, além de boas sensações, podemos escapar de problemas sérios, como evitar a ingestão de um alimento estragado, ao sentir o cheiro e gosto ruim, evitar queimaduras na pele, ao perceber que a água do banho está quente, etc.

Para tipos de estímulos diferentes, temos terminações sensitivas, do sistema nervoso periférico, específicas. Assim, há os quimiorreceptores, para detecção de substâncias químicas; termorreceptores, que captam estímulos térmicos; mecanorreceptores, responsáveis pela captação de estímulos mecânicos; exterrorreceptores, relacionados aos estímulos ambientais (intensidade de luz, calor, pressão, etc. Tais terminações transformam os estímulos em impulsos nervosos, sendo transmitidos ao SNC, que é responsável pela interpretação dos mesmos e pelas reações corpóreas, ou seja: as sensações.

Os Cinco Sentidos: O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc).

- Visão: É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

- Audição: É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.

- Paladar: Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

-Tato: É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

- Olfato: Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.


AULA4: Formas e fontes de energia:


As formas de energia se diferem no modo como se manifestam, de acordo com os efeitos que a energia produz, ou conforme os fenômenos a que está associada elas estão classificadas. Ex: energia de marés, hidráulica, nuclear, solar, sonora, luminosa, térmica, química, cinética, energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.

Já as fontes de energia são recursos da natureza ou artificiais utilizados pela sociedade para a produção de algum tipo de energia. Esta, por sua vez, é utilizada com o objetivo de propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins. Essas fontes são retiradas de recursos renováveis, como o sol, os rios, os mares e os ventos, são oferecidos pela natureza de modo constante. E dos recursos não-renováveis, que ao contrário, correm o risco de se esgotar, por serem utilizados em velocidade maior do que o tempo necessário para a sua formação. É o caso dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, e dos combustíveis radioativos, como o urânio, o tório e o plutônio, entre outros.



1) Energia das Marés: É a energia encontrada na força das marés. Esse tipo de energia é possível em razão do movimento de subida e descida das marés, que culmina na produção de energia. A captação acontece através de um reservatório que fica no mar e também pela construção de uma barragem composta por uma turbina e um gerador. A captação da energia das marés acontece tanto na maré alta quanto na baixa. Na maré alta, a água enche o reservatório e produz energia elétrica. Já na maré baixa, o que acontece é a saída da água do reservatório. A força ocasionada pela saída também gera energia, mas com sentido contrário.

2) Energia Hidráulica: Obtida pela força da água em movimento. Rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água produzindo eletricidade. Apesar de serem altos os custos para se produzir uma hidrelétrica, a água produz uma grande quantidade de energia que acaba recompensando todo o custo. Um dos maiores problemas relacionados à energia hidráulica é o grande impacto ambiental sofrido pela região onde a usina hidrelétrica é construída.



3) Energia Nuclear: Resultado da fusão (quando o núcleo de dois ou mais elementos se fundem, liberando energia) ou fissão nuclear (quando o núcleo de um elemento radioativo é bombardeado com nêutron). Esses dois processos liberam uma enorme quantidade de energia, mas apenas a fissão pode ser usada para propósitos pacíficos e militares. As usinas nucleares apresentam um grande risco de acidentes (considerados os mais perigosos e devastadores do mundo).

4) Energia Solar: Obtida através da irradiação da luz do Sol. É muito usada para aquecimento de água em residências e, além disso, transforma-se em energia elétrica através de placas fotovoltaicas.

Existem também outras formas de energia, estudadas especificamente na física, como é o caso da energia sonora, luminosa, térmica, química, cinética, energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.

5)Energia Eólica: Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moer grãos ou para bombear água ou grandes turbinas (cataventos) são colocadas em lugares com muito vento ao se moverem produzem energia elétrica.

6)Energia Geotérmica: é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Pode servir para aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e produzir energia elétrica.

7)Energia de Biomassa: é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia na forma de eletricidade, calor e combustíveis). Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.

8)Energia Fóssil: Não é renovável e polui a) Gás Natural - Encontra-se junto do petróleo produz gás natural. b) Carvão - a queima de para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos como por exemplo o mercúrio c) Petróleo principal fonte de energia, produz diesel e gasolina.















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